Utilizada desde a antiguidade por assírios, incas, egípcios, gregos e romanos, a própolis ganhou ainda mais notoriedade com a pandemia da covid-19, mantendo-se no posto de aliada natural da saúde.
Conhecida pela maioria da população na forma de extrato e sprays bucais, a própolis também ganhou seu espaço nos shots matinais funcionais recomendados por nutricionistas.
Mas afinal, o que é própolis?
Produzida pelas abelhas, a própolis é uma mistura complexa, formada por material resinoso e balsâmico coletado das plantas pelos insetos, além de saliva e enzimas acrescentadas pelas próprias abelhas.
A própolis é utilizada para proteger a colmeia contra insetos e microrganismos, no reparo de frestas ou danos à colmeia e na mumificação de insetos invasores.
Além de resinas, dentre as mais de 300 substâncias ativas que estão presentes na própolis, podemos citar como mais relevantes os compostos fenólicos, flavonoides, óleos essenciais e compostos prenilados, como artepelin C – elemento exclusivo da própolis verde.
É a sinergia dessa complexa composição a responsável pela grande quantidade de atividades da própolis que proporciona diversos benefícios à saúde.
Tipos de própolis
A composição de uma própolis é determinada, principalmente, pelas características fitogeográficas, como tipo de vegetação, estação do ano e as condições ambientais existentes próximas às colmeias das abelhas.
Essas variações fazem com que seja possível a obtenção de diferentes tipos de própolis. Atualmente, as própolis brasileiras podem ser divididas em 13 tipos, mas existem três que são mais conhecidos: a verde, a vermelha e a marrom.
A própolis verde
A própolis verde é uma exclusividade brasileira, pois só aqui existe a planta da qual as abelhas retiram a matéria-prima para produzir esse tipo especial de própolis, a Baccharis dracunculifolia, popularmente conhecida como vassourinha ou alecrim-do-campo.
A própolis verde brasileira é composta por uma grande quantidade de compostos fenólicos, como o artepelin C, bacarina e ácido cafeico. O principal bioativo e característico desse tipo de própolis é o artepelin C.
A grande quantidade de artepelin C, juntamente aos outros compostos ativos presentes nessa matéria-prima, agrega um alto valor comercial à própolis verde brasileira frente ao mercado internacional.
A própolis vermelha
A própolis vermelha é originária da região Nordeste do Brasil, sendo obtida a partir da planta Dalbergia ecastophyllum, cujo nome popular é rabo de bugio.
Sua composição química é rica em isoflavonas e, devido à abundância desses compostos nesse tipo de própolis, eles são utilizados como marcadores químicos para a identificação da própolis vermelha.
Sua cor vermelha ocorre devido à presença das isoflavonas retusapurpurinas A e B na resina da sua fonte botânica.
A própolis marrom
A própolis marrom é mais comum na região Sul do país, obtida a partir de várias fontes botânicas, o que significa que as abelhas visitam diversas plantas para produzir esse tipo de própolis.
Embora não seja amplamente estudada como a verde e a vermelha, ela já teve seus principais compostos identificados.
Benefícios da própolis
O uso da própolis na medicina popular é datado de 300 a.C. por seus benefícios para a saúde, especialmente como aliada do sistema imunológico e por suas propriedades cicatrizantes.
Hoje, principalmente após a pandemia de covid-19, a própolis alcançou o status de medicamento natural, sendo objeto constante de estudo de muitos pesquisadores em várias partes do mundo.
As propriedades biológicas da própolis têm sido amplamente investigadas e já foram comprovadas por meio de diversos estudos. Na literatura científica podemos encontrar registros sobre as várias atividades, como:
- Imunomoduladora - essa atividade exercida pela própolis ajuda a regular o sistema imunológico, estimulando-o ou suprimindo, se necessário;
- Anti-inflamatória - diversos estudos já demonstraram esse benefício. A própolis ajuda na redução sintomática dos efeitos inflamatórios;
- Antimicrobiana - comprovada por análises microbiológicas, a própolis apresentou uma zona de inibição contra uma das principais bactérias causadora da dor de garganta (Staphylococcus aureus). Por isso é comum ver tantos sprays de própolis por aí;
- Cicatrizante - quando utilizada diretamente em uma ferida ou machucado, a própolis ajuda a potencializar o processo natural de cicatrização do corpo;
- Proteção renal - um estudo realizado em pacientes com doença renal crônica demonstrou efeitos positivos na redução da proteinúria, isso sugere que, de maneira indireta, a própolis possui efeito protetor dos rins.
Atualmente, você pode usufruir dos benefícios da própolis com as várias apresentações disponíveis no mercado como o extrato, sprays, compostos de mel e própolis e até mesmo em produtos cosméticos, como sabonetes e pomadas.
Como comprar própolis com segurança
Sabemos que existem muitos produtos à base de própolis disponíveis no mercado e que essa variedade pode acabar confundindo e tornando o momento da compra uma tarefa mais complicada.
Separamos algumas dicas para ajudar você a comprar própolis com segurança:
- Compre sempre em locais idôneos e conhecidos, como farmácias e lojas de produtos naturais;
- Se for comprar pela internet e desconfiar que o produto não seja verdadeiro, não hesite em fazer perguntas precisas aos vendedores;
- Dê preferência à produtos de empresas reconhecidas no mercado, como a Apis Flora, por exemplo;
- Verifique se na embalagem do produto há o selo do S.I.F. (registro do Ministério da Agricultura) ou a indicação de registro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
- Observe os detalhes da embalagem: analise a qualidade da impressão, verificando se não há falhas ou diferenças aparentes de cores;
- Verifique se a embalagem está lacrada e em perfeitas condições;
- Evite produtos que não tenham dados de contato – como telefone do SAC e endereço da empresa.
Além dessas dicas, há um outro aspecto importante que deve ser observado quando falamos sobre produtos com própolis: por se tratar de um produto natural que pode sofrer alterações, como você pode estar certo de que está consumindo a quantidade necessária de compostos fenólicos e bioativos para garantir a eficácia do produto?
A importância da padronização
Ter um extrato de própolis padronizado significa poder ter a certeza de estar usufruindo de todos os benefícios que a própolis pode oferecer para sua saúde.
Além disso, a padronização garante um extrato química e biologicamente caracterizado, possibilitando seu uso em ensaios clínicos, como foi o caso do estudo que avaliou o uso da própolis como auxiliar no tratamento da covid-19.
Foi pensando nisso que a Apis Flora desenvolveu o extrato de própolis EPP-AF® que tem uma “fórmula especial” e garante a você que sua composição será sempre a mesma, independente do lote.
O extrato de própolis EPP-AF®
O extrato de própolis EPP-AF® é resultado de mais de 25 anos de pesquisa realizadas pelo nosso centro de pesquisas e inovação, em parceria com diferentes universidades brasileiras, como a USP, a Unesp e a Unicamp, dentre outras.
Nossa equipe, utilizando tecnologia inovadora e um padrão de qualidade de excelência, desenvolveu uma matéria-prima obtida por uma formulação e um processo de extração exclusivos.
Para desenvolver a fórmula especial do EPP-AF®, os pesquisadores da Apis Flora desenvolveram e validaram métodos analíticos para detectar e quantificar as substâncias ativas presentes na própolis e, então, mapearam química e biologicamente uma grande parcela das própolis obtidas em todo o Brasil. Além disso, também selecionaram essas amostras por meio da comparação de suas atividades biológicas, como a atividades antimicrobiana e anti-inflamatória.
E foi assim que surgiu o inovador e exclusivo extrato de própolis padronizado EPP-AF®: único produto à base de própolis existente no mercado, química e biologicamente caracterizado, com eficácia e segurança pré-clínica e clínica estabelecidas, o que garante a excelência em termos de produto natural.
Como usar a própolis
Como já mencionamos, há várias apresentações de própolis disponíveis no mercado, mas aqui falaremos sobre a mais conhecida: o extrato de própolis.
O extrato de própolis possui algumas formas de uso: ingerir as gotas diluídas em água, chás ou para compor os famosos shots, utilizar na água para inalar o vapor e o uso tópico para auxiliar na cicatrização de espinhas e machucados.
Seu consumo pode ser feito diariamente e sem necessidade de interrupções, já que uma de suas atividades é a imunomoduladora, que é a capacidade que a própolis tem de estimular e/ou suprimir o sistema imunológico, regulando-o.
Saiba a seguir como utilizar os produtos de acordo com a finalidade:
- Gotas: a dosagem recomendada varia de acordo com a concentração do produto, portanto, atente-se ao modo de uso presente na embalagem recomendado pelo fabricante ou à recomendação de seu médico ou nutricionista. Como o produto possui sabor picante característico, sugerimos diluir as gotas em água, suco ou outra bebida;
- Uso tópico: pingar o extrato de própolis em uma haste flexível ou algodão e aplique sobre a ferida;
- Inalação: ferver a água, pingar as gotas de extrato de própolis e inalar o vapor que contém os óleos essenciais da própolis.
Contraindicações
O extrato de própolis tem sido utilizado ao longo de muitos anos, demostrando seus benefícios para a saúde das pessoas. Nesse sentido, a única contraindicação apresentada seria para pessoas alérgicas à própolis ou produtos apícolas.
Este material tem caráter meramente informativo. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico ou nutricionista.